quinta-feira, 6 de março de 2014

Videiras

A videira é a planta que produz a uva



                                          Como cultivar:                                           

Dificuldade: NORMAL

Materiais necessários:
-Uma videira
-Água
-Fertilizante
-Tesoura de poda
-Treliça
-Armadilha para insetos (opcional)

Instruções:


Determine o tipo de uva que vai cultivar para decidir o melhor método de poda. A poda destina-se a incentivar a distribuição uniforme de frutas e evitar doenças. 

Escolha um local para a videira que haja mais luz solar e calor. Plante-a e fertilize-a para dar-lhe nutrientes para prosperar e dar frutos. As videiras podem crescer em diversos tipos de solo, desde que tenham uma boa drenagem; porém, um solo muito úmido ou argiloso impedirá que a planta cresça corretamente.

Monitore os níveis de nitrogênio no solo durante a vida da videira. Ele é necessário no primeiro ano para incentivar o crescimento da folha, mas muito dessa substância nos anos seguintes pode causar crescimento excessivo de folha que poderia afetar  a frutificação. 

Regue a videira regularmente com água durante cada semana do primeiro ano para que ela crie uma estrutura robusta de raiz. Proteja a base da planta com um tubo de crescimento. Ele evitará danos do vento durante o crescimento para que as raízes fortes possam se desenvolver, mas deve ser removido no final do verão para incentivar o endurecimento da videira. Interrompa a rega no final do verão para que a planta possa produzir um anticongelante químico que irá protegê-la durante os meses de inverno.









Laranjeira

Dificuldade: fácil


Plantio

Cave um buraco de aproximadamente 1 metro de diâmetro. Se a qualidade da terra que cavou do chão não for muito boa, você pode misturar meio a meio húmus com a terra. Pegue a planta e ponha-a no buraco cavado, ajustando sua altura.

Clima

A laranjeira gosta de temperaturas altas, não se dando bem com o frio e nem com variações bruscas de temperatura repentinas.

Irrigação

Regue a laranjeira 3/4 vezes por semana (ou quando a terra estiver seca). Lembrando-se de não exagerar na rega.

Adubação

Utilize fertilizante próprio para frutas cítricas 4 vezes por ano (aproximadamente).

Armadilha para vespas


Materiais:

-Vinagre de cidra de maçã
-Tesoura
-Casca de banana
-Garrafa pet 2L
-Água
-Barbante
-Meia xícara de açúcar

Como fazer:

 Coloque meia xícara de açúcar e meia xícara de água na garrafa.

Coloque uma xícara de vinagre de cidra de maçã.

Agite bastante.

Coloque uma casca de banana.

Adicione mais água até atingir aproximadamente a metade da garrafa.



  1. Faça um furo de 2 cm de diâmetro na área curvada próxima ao gargalo.


Coloque a tampa e amarre a garrafa em um galho de árvore próximo ou em qualquer 
outro local onde haja vespas.

Lembre-se que as vespas trazem benefícios ao meio ambiente. Coloque armadilhas apenas em áreas onde as vespas possam ser uma ameaça para humanos ou mascotes. 










Morangueiro

Dificuldade: Normal ~ fácil

CLIMA

O morangueiro requer dias curtos e temperaturas baixas para que o florescimento e a produção dos morangos sejam estimulados. Em dias longos e temperaturas elevadas, o crescimento vegetativo é que é estimulado. Mas as geadas os prejudicam.

SOLO

O morangueiro precisa de pouca umidade e solo sílico-argilo-humífero, rico em matéria orgânica. A área destinada ao plantio deve receber gradagem, calagem e adubação. A produção de frutos exige o espaçamento mínimo de 30 x 30 x 35 cm.
É recomendável, na cultura do morangueiro, a cobertura do solo, para prevenir o contato dos frutos com o solo, evitando a proliferação de fungos que causam podridões. 

Irrigação

Para uma boa produção, o morangueiro exige muita água. Até 30/40 dias depois do plantio, irrigar diariamente e depois, 2 vezes por semana. Irrigações excessivas são perigosas.


http://www.frutasnobrasil.com/

Melancieira

Dificuldade: normal ~ difícil

Solo (por cova) e plantio (por semeadura)

400g de esterco de curral curtido
400g de superfosfato 
40g de cloreto de potássio

A melancieira prefere solos sílico-argilosos, profundos e ricos em matéria orgânica. 
Evitar os solos argilosos por serem muitos compactos, principalmente nas épocas de seca. 
As covas devem ter no máximo 3 cm de profundidade, com espaço ideal entre uma e outra de 2.5 x 2.5 metros. 

Clima

Não gosta do clima frio, produz melhor no calor e com bastante luz. 
A temperatura média ideal é 20ºC. 

Adubação

 Você pode preparar o solo, adicionando folhas caídas da árvores e composto, misturando estes bem com o solo. Regue regularmente a área escolhida para mantê-lo úmido. Isso deve ser feito antes de semear. Mantenha a área onde plantou a melancia limpa. Uma vez por semana, adicione um fertilizante de libertação lenta.



Jabuticabeira

Dificuldade: Fácil ~ Normal

Preparo do solo

- 60L de terra (Se for muito argilosa, misture 40 litros de terra com 20 litros de areia grossa).
- 40L de esterco curtido.
- 200 gramas do adubo químico superfosfato simples
- 200 gramas de calcário
Siga a proporção de três partes de terra para duas partes de esterco. Em caso de plantio direto no solo, misture à terra que retirar para a cova as mesmas quantidades de esterco, adubo químico e calcário.

Cuidados

Como a copa da planta é arredondada, não demanda podas de formação. Esta planta não suporta geadas fortes e devemos protegê-la de temperaturas abaixo de 15º C. Não se esqueça de tratar bem desta frutífera, seja generoso(a) ao regar durante os meses de verão. A jabuticabeira adora solos encharcados, mas reduza a frequência da rega durante o Inverno, para mantê-la saudável e forte. Use adubo líquido e a cada quinze dias, sendo do início da primavera até o final do verão, sendo em épocas como o outono e o inverno, diminua a frequência, e adube apenas uma vez por mês. Não exagere na quantidade de adubo.

Aceroleira

DIFICULDADE: FÁCIL


Clima e Substrato:

A aceroleira se desenvolve melhor em climas mais quentes (em torno de 26º C)(tropical e subtropical). Quando adulta suporta temperaturas bem baixas (de até 0º C). Durante o período seco e frio a planta fica estacionária, o que é normal. Quando a temperatura se eleva, a vegetação e o florescimento mantêm-se constantes. Sua frutificação acontece na primavera-verão. A aceroleira não exige solos específicos. Os mais indicados são os de média fertilidade e os argilo-arenosos por reterem maior teor de umidade.

Propagação:

A aceroleira é uma planta considerada de propagação simples, dado que pode ser multiplicada por vários processos. Ela se propaga facilmente com o emprego de sementes, estaquia e enxertia.

Plantio e Adubação:

Prepare a mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de pedriscos e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura até mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura adequada à borda do vaso. Se for preciso, abra mais a cova ou coloque mais terra para chegar na altura desejada. Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado. Agora complete o vaso com a mistura de terra e faça uma rega abundante. O adubo de liberação lenta, pode ser usado sem problemas, desde que não se exagere na quantidade.

Faça um jardim

O que plantar

Relva                    

 Opte por relva em semente que cresce em pouco tempo. A relva em tapete é uma solução prática, mas que acarreta custos mais elevados.

Plantas e Flores             

As plantas trepadeiras como o jasmim, por exemplo, são muito fáceis de plantar, assim como ervas aromáticas como o alecrim, salsa, manjericão. Quanto às flores, as rosas são uma boa solução. Faça compostagem para fertilizar a terra ou compre um fertilizante para flores. Outras flores boas são: a Lavanda,  a Margarida amarela e o Lírio

Legumes e Frutas             

Aproveite as sementes dos frutos e legumes que consome ou compre sementes, que custam bem pouco. Se tiver condições, pode comprar a muda também. Informe-se sobre a data ideal para a plantação das espécies adquiridas e plante-as ou diretamente na terra (no caso da maioria das frutíferas enxertadas ou não), ou em vasos colocados em locais mais protegidos (no caso de muitos legumes ou frutíferas enxertadas. Não se esqueça que a planta deve receber luz solar todos os dias.

Dicas                                 

Aproveite a água da chuva e armazene em baldes, e com ela você poderá regar as plantas e mantê-las sempre bonitas. Se fizer canteiros, os espaços entre as plantas podem ser decorados com pedriscos e você pode fazer entre os canteiros caminhos com pedras decorativas.Lembre-se que no caso de usar vasos, é preciso mudar as plantas de lugar depois que as raízes crescerem muito. Se tiver espaço pode colocar um banquinho no jardim e ele se tornará um ótimo lugar para relaxar e curtir o cantinho que você fez, outra ideia ótima é adicionar uma pequena fonte, já que o som da água é muito relaxante, e existem modelos pequenos e baratos. 



Lavanda

Dificuldade: Normal


Solo

 O solo deve ser rico em nutrientes, deve ser descompactado antes do plantio e deve ter uma boa drenagem. Pode ser feito misturando uma mão cheia de areia, substrato e húmus de minhoca.

Clima

A lavanda é uma planta de clima subtropical, precisando de aproximadamente 6 horas de luz solar plena diariamente.

Irrigação

Regue as planta quando o solo estiver seco, mas tomando o cuidado para não encharcar o solo. 

Adubação

Adube com aproximadamente 100g de húmus a cada 2 meses.